quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Canhão de Mola APS UNIP 2013


TRABALHO DO 2º SEMESTRE ENGENHARIA MECATRÔNICA UNIP 2013 (APS)


OBJETIVO:
           A proposta desse trabalho era desenvolver um protótipo funcional de um canhão de mola para estudo dos conceitos balísticos.
            O alvo de 0,60m de diâmetro, estava a 5m do lançamento, e o projetil foi bolinhas de vidro (bolinhas de gude).
           Quando recebemos os requisitos do projeto, mesmo sem o apelo eletrônico ou elétrico, já queríamos dar enfase a automação. Foi divertido aprendemos muito com esse projeto.
Conseguimos colocar em pratica nossa teoria(pequena) de física, energia potencial elástica, gravitacional e cinética.
               Resolvi deixar registrado aqui nossas experiencias, para os futuros alunos, que terão esse desafio também, queria trocar ideias ou partir desse ponto e melhorar esse projeto.
Quem se interessar nos arquivos ou mais detalhes entre em contato com a gente. Obrigado pela atenção e Viva viva!. E vamos sobrevivendo a engenharia juntos.

OS PRE REQUISITOS:
- Distância entre a base do canhão e o centro do alvo (bacia): 5 m;
- Diâmetro do alvo (bacia): 0,65 m;
- Inclinação máxima: 45°;
- Comprimento máximo do tubo de alojamento do projetil: 0,30 m;
- Altura máxima da base de sustentação do tubo de projetil: 0,30 m;

- Base em formato de quadrilátero ou circular

  
   O PROJETO:
O desenho abaixo  mostra um detalhe geral do projeto, a inclinação do cano de disparo é dada por um servo motor (1), e para o gatilho foi utilizado outro servo motor (2), com auxilio de uma alavanca para uma vantagem mecânica.


O LCD:
Nossa interface homem maquina, foi através de um display de LCD,
mostrava o furo que o gatilho devia estar acionado, o quanto de energia potencial elástica tínhamos armazenado e qual a inclinação do cano de disparo.

O GATILHO:
Essa foi a parte mais trabalhosa, aqui usamos nossa engenharia que pensamos que temos :) , porque nada tinha força para puxar o gatilho automaticamente, solenoide, servomotor... nada disparava quando a mola estava com carga. foi ai que tivemos a ideia do gatilho... dai pra frente a coisa ficou simples... tudo mudou, quase estávamos desistindo de ter o disparo automático (que na verdade foi o mais legal da brincadeira toda)... lembra no começo das aulas de física? Arquimedes? :)

A MIRA LASER:
Outro detalhe legal desse projeto foi a mira laser, porque chegar a 5m , já estava facil, agora acertar o alvo, estava dependendo da habilidade do operador, resolvemos facilitar as coisas e depender menos da sorte, uma caneta laser sob a base resolveu o problema.Ajustado por tentativa e erro.

A Placa controladora:
Utilizamos uma placa UNO Arduino, para controlar os servo motores, ler os estados do botões e manter o LCD, como fonte de alimentação, utilizamos um fonte de PC sucata.



OS CALCULOS:


Utilizando um dos ângulos de disparo do canhão desenvolvemos o cálculo abaixo.

Ângulo (Ѳ): 30ᵒ
Massa da Bolinha (MB): 0,015kg
Aceleração Gravitacional adotada (g): 9,8m/s²
Altura de lançamento (hi): 0,30m
Constante da Mola (K): 1614,66J
Deformação da Mola (Xi): 0,088m
Altura máxima (hmax): 1,75m

Distância do alvo no solo(X): 5m






























































No final de tudo... sobrevivemos! e apreendemos uns conceitos interessantes! Qualquer duvida, mais detalhes ou trocar umas ideias e experiencia é só nos escrever.. Arrogantes é apenas no nome da equipe :) .Vamos sobrevivendo a engenharia.




10 comentários:

  1. Olá amigo teria como me passar a lista se tiver de todos os itens utilizados pois já estamos muito atrasados para fazermos um projeto basicamente parecido com o seus simplesmente fantástico sem palavras nunca vi algo igual vcs estão de parabéns mesmo ou se quiser vender seu projeto estou disposto a comprar desde já agradeço a atenção meu WhatsApp e 11 95152 6494 valmir obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valmir tudo certo? Meu camarada não tenho mais a relação dos itens comprados, mas não tem muita informação a mais, do que o vídeo em si, Utilizamos um Arduino UNO, três botões pulsadores, um display LCD 16X2, uma fonte ATX de PC antiga como fonte e dois servos motores. Fique atento apenas no torque do servo motor que vai ser responsável na inclinação do cano de disparo, geralmente os datasheet fornecem o torque em Kgf*cm , ou seja em um com 0,5Kgf de torque, na teoria você vai conseguir subir uma massa de 500g fixando a 1cm do eixo do servo, mas o comprimento do cano de disparo geralmente é superior a isso, vai cada vez mais precisar de mais força (lembre-se que o torque é a força tangencial * o braço). Lembro que precisei de um servo com mais torque para elevar o cano de disparo, agora o gatilho com a ajuda da alavanca, ficou tranqüilo. Quanto a venda do projeto, não será possível, ele ficou como doação para a universidade. Valeu e boa sorte no projeto!

      Excluir
  2. Olá, pq o valor de todos os Senos estão dividido por 2 ?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Vocês conseguiram atingir o alvo? Porque o alvo fica a 5 metros de distancia, certo?
    Mas o alvo fica encima de uma mesa ou no chão?
    E qual era o alvo?
    Desde jà agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvo foi uma bandeja redonda de uns 500mm com uma altura de 100mm com areia, canhão e alvo no chão.. boa sorte no projeto!!

      Excluir
  5. Olá gostaria de saber porque [ sen 2θ ] deu 0,43?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta incorreto esse valor. Obrigado pelo feedback.
      Iremos revisar o calculo e corrigir o post. Obrigado pela atenção.

      Excluir
  6. Bom dia! Tudo bem?
    Poderia me explicar o que aconteceu com o Seno no cálculo para ser descoberto a velocidade inicial? Eu e meu grupo tentamos descobrir, mas não obtivemos sucesso.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta incorreto esse valor. Obrigado pelo feedback.
      Iremos revisar o calculo e corrigir o post. Obrigado pela atenção.

      Excluir